top of page

Mudança de hábitos


"O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado, mude seus pensamentos e você mudará seu mundo". Norman Vincent Peale.



A repetição de padrões, de pensamentos e comportamentos definem os atos de pessoas que se encontram em sua zona de conforto. Para evitar o medo, a ansiedade e o risco, os comportamentos são repetidos como uma forma de tentar manter-se em segurança. Baseado nessa premissa, tende-se a manutenção da chamada zona de conforto como medida protetiva para os sentimentos e emoções que estarão acobertados pelas condutas ajustadas e acomodas em suas rotinas. Enfrentar novos desafios e determinadas dores requer determinação e coragem. Desprender-se do medo e da negatividade tem como fator de mudança a transformação da mente, ampliação das experiências e uma nova percepção de segurança e bem-estar.


O primeiro passo para mudar um hábito ruim é ter consciência de como ele o afeta. Estabeleça metas e prioridades uma por vez. Diversificar os hábitos e olhar para a realidade sob uma nova perspectiva podem proporcionar benefícios em várias áreas da vida, inclusive em relação ao emocional. Uma pesquisa publicada na revista Medicina Comportamental mostrou que pessoas otimistas se recuperam melhor de procedimentos médicos, tem o sistema imunológico funcionando melhor e vivem mais. O otimismo, segundo um estudo publicado na revista Medicina Psicossomática, reduz inflamações causadas pelo estresse e níveis de hormônio do estresse, como o cortisol, melhorando, dessa forma, a saúde mental. (fonte: O mundo secreto do cérebro)


Portanto, nossa vontade consciente e nosso poder de escolha pode nos ajudar neste processo de mudanças.


E como eliminar os maus hábitos que prejudicam a rotina?


Primeiramente identificar quais são as emoções e sentimentos que estão atrelados a essas condutas prejudicais, produzindo, assim, um processo de desintoxicação que irá beneficiar a mudança de hábitos. O empenho, coragem e dedicação são pontos cruciais para que o objetivo seja alcançado. Com o processo de limpeza, que pode ocorrer na terapia, os malefícios que o corpo produz em um momento de raiva, angústia, tristeza, ódio, entre outros sentimentos ruins vão se dissipando, além de abrir espaço para novos hábitos mais saudáveis. Quando se está vivendo com sentimentos ruins, a pessoa não consegue ver alegria em nada, pois as toxinas tomam conta do psicológico e bloqueiam tudo o que é bom ou o que faz bem para a pessoa. Nosso consciente precisa estar limpo para entender que, quando algo ruim chega, nós devemos colocar essa negatividade no lugar dela, não podemos deixar que ela tome conta da nossa mente e faça com que não exista espaço para coisas boas.


Fora da zona de conforto.


  1. Escolha o que deseja mudar. Faça um lista com tudo o que deseja melhorar ou modificar.

  2. Concentre-se em um hábito de cada vez.

  3. Autossugestão. Repetir para si mesmo, todos os dias, o que é necessário para alcançar a mudança.

  4. Procure ajuda de um psicólogo se necessário. A descoberta do autoconhecimento torna a felicidade mais tangível e diária, tornando a vivência dessa transformação de hábitos mais saborosa.

  5. Não se leve a sério demais e não fique analisando o seu progresso. Aproveite a experiência da mudança, Seja criativo e torne o tempo necessário para a mudança de novos hábitos um momento de aprendizagem agradável.



 
 
 

Comments


bottom of page